Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Os estilos de cortina - parte 2

Outros dois modelos de cortinas que estão sendo muito usados nos ambientes são a rolo e a romana (conhecida também como italiana ou veneziana), onde a metragem é calculada pelo valor exato da altura e largura da janela ou parede a ser coberta (apenas acrescentamos 40 cm de bainha e 20 cm de arremates laterais).
 
 A romana (abaixo), quando aberta, fica em gomos. Diferente da rolo (acima) que fica enrolada num suporte que está dentro do tecido.




 
Seguindo essa linha, temos também as cortinas painéis que são formadas, como o próprio nome diz, por painéis de pano que correm num trilho. Nesse tipo de peça, a medida também deve ser o valor exato da janela ou parede acrescido das bainhas e arremates e mais 5 a 10 cm nas laterais, pois uma vez que os painéis se sobrepõem, precisamos de um pouco mais de tecido para criar esse efeito.

 


Existem ainda as cortinas brise brise que são presas em cima e embaixo na própria janela, o que faz com que elas abram junto com o vidro. Esse estilo é muito usado em janelas que abrem para dentro do ambiente, geralmente presentes em construções antigas.

Por último temos as cortinas country ou café, que são uma espécie de meia cortina, já que elas são colocadas apenas na metade da janela, deixando a luz entrar pela parte superior. Você já deve ter visto esse tipo em bares e restaurantes.




 
Fonte imagens: Casas possíveis, Lar Cereja, Um nó e mais nada, Cia das Persianas, Mel Morena boutique, Dimatel, Nikon Cortinas, Spazzinni, Assim se faz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário