Páginas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Os estilos de cortina - parte 1

Quando o assunto é o estilo de cortina a ser colocada em um ambiente, uma gama de opções está disponível. Do tradicional ao moderno, modelos são o que na faltam para agradar todos os gostos. Hoje vamos falar um pouco dos estilos mais usados e como calcular a metragem de tecido para confeccioná-los. Como o post ia ficar muito longo, eu dividi ele em dois, então amanhão temos continuação. :)

Se o modelo adotado for o franzido ou pregado, deve-se calcular três vezes mais metragem do que o tamanho da janela ou parede que a cortina irá cobrir para que seja possível fazer o franzido. E essa prega pode ser a americana, fêmea, macho ou wave (ou paulista - o desenho é aquele que aparece com a legenda argolas e ilhoses), no foto abaixo vocês conseguem ver o formato certinho de cada uma delas.
 

 
Vamos a um exemplo para que vocês entedam melhor. Se tivermos uma janela que mede 2 m de largura e a distância do chão até o teto for 2,60m então faremos o seguinte cálculo:

Cálculo altura: 2,60 m altura do pé-direito + 15 cm para o cós  + 25cm para a bainha inferior  = 3 metros (essa é a altura final da nossa cortina)

Se o tecido tiver 1,5m de largura, e a janela a cobrir tem 2m, precisaremos de 6m de tecido no sentido da largura (2m x 3 – três é o número de vezes que precisamos multiplicar a largura da janela para obter a quantidade certa de tecido para fazer a prega), ou seja, serão necessários quatro panos de tecido (1,5 x 4 = 6m), sendo que cada um deles deverá medir 3 metros de comprimento (lembram que essa é a altura que encontramos com o cós e a bainha?). Assim, teremos que comprar, no total, 12 metros de tecidos ( 4 panos de 1,5m de largura   x  3 metros de altura).
Para o forro fizemos o mesmo cálculo, mas ao invés de multiplicar por três, a metragem da largura, multiplicamos por dois.


Ao lado vemos um exemplo de prega fêmea e abaixo um de prega americana.
 
 
Se a cortina for drapeada (prega austríaca), que são aquelas peças que abrem no sentido vertical ao invés do horizontal (veja abaixo uma foto), faz-se o cálculo multiplicado por três a altura da janela ou do pé-direito (não se multiplica mais a largura, como no estilo pregado ou franzido).

Por exemplo, se a altura onde a cortina for instalada é de 2,60m faremos o cálculo : 2,6m x 3 = 7,8 +  15 cm de cós +  25cm  de bainha, totalizando 8,2 metros. A largura desse tipo de cortina será exatamente a largura da janela mais 50 cm de cada lado para as bainhas laterais
Quanto ao acabamento, as cortinas com prega wave, por exemplo, podem ser penduradas com varão e argola (anéis de metal, madeira ou plástico que sustentam a cortina no varão), com ilhose (aros de metal, madeira ou plástico fixado em tono de aberturas no cós), ou com alças. No ambiente abaixo foi usado ilhose num varão.


Imagens: Windwos company, Assim eu gosto, Kasa e Cortinas.

 

3 comentários: