Páginas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Os estilos de cortina - parte 1

Quando o assunto é o estilo de cortina a ser colocada em um ambiente, uma gama de opções está disponível. Do tradicional ao moderno, modelos são o que na faltam para agradar todos os gostos. Hoje vamos falar um pouco dos estilos mais usados e como calcular a metragem de tecido para confeccioná-los. Como o post ia ficar muito longo, eu dividi ele em dois, então amanhão temos continuação. :)

Se o modelo adotado for o franzido ou pregado, deve-se calcular três vezes mais metragem do que o tamanho da janela ou parede que a cortina irá cobrir para que seja possível fazer o franzido. E essa prega pode ser a americana, fêmea, macho ou wave (ou paulista - o desenho é aquele que aparece com a legenda argolas e ilhoses), no foto abaixo vocês conseguem ver o formato certinho de cada uma delas.
 

 
Vamos a um exemplo para que vocês entedam melhor. Se tivermos uma janela que mede 2 m de largura e a distância do chão até o teto for 2,60m então faremos o seguinte cálculo:

Cálculo altura: 2,60 m altura do pé-direito + 15 cm para o cós  + 25cm para a bainha inferior  = 3 metros (essa é a altura final da nossa cortina)

Se o tecido tiver 1,5m de largura, e a janela a cobrir tem 2m, precisaremos de 6m de tecido no sentido da largura (2m x 3 – três é o número de vezes que precisamos multiplicar a largura da janela para obter a quantidade certa de tecido para fazer a prega), ou seja, serão necessários quatro panos de tecido (1,5 x 4 = 6m), sendo que cada um deles deverá medir 3 metros de comprimento (lembram que essa é a altura que encontramos com o cós e a bainha?). Assim, teremos que comprar, no total, 12 metros de tecidos ( 4 panos de 1,5m de largura   x  3 metros de altura).
Para o forro fizemos o mesmo cálculo, mas ao invés de multiplicar por três, a metragem da largura, multiplicamos por dois.


Ao lado vemos um exemplo de prega fêmea e abaixo um de prega americana.
 
 
Se a cortina for drapeada (prega austríaca), que são aquelas peças que abrem no sentido vertical ao invés do horizontal (veja abaixo uma foto), faz-se o cálculo multiplicado por três a altura da janela ou do pé-direito (não se multiplica mais a largura, como no estilo pregado ou franzido).

Por exemplo, se a altura onde a cortina for instalada é de 2,60m faremos o cálculo : 2,6m x 3 = 7,8 +  15 cm de cós +  25cm  de bainha, totalizando 8,2 metros. A largura desse tipo de cortina será exatamente a largura da janela mais 50 cm de cada lado para as bainhas laterais
Quanto ao acabamento, as cortinas com prega wave, por exemplo, podem ser penduradas com varão e argola (anéis de metal, madeira ou plástico que sustentam a cortina no varão), com ilhose (aros de metal, madeira ou plástico fixado em tono de aberturas no cós), ou com alças. No ambiente abaixo foi usado ilhose num varão.


Imagens: Windwos company, Assim eu gosto, Kasa e Cortinas.

 

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, Marcos !!! Vou procurar alguns vídeos para colocar no blog.Abraços!

      Excluir
  2. coloque um video para saber como faser essas prega

    ResponderExcluir
  3. Achei uma calculadora de tecido para cortina muito legal! O endereço é www.calculadora-de-cortina.com.br. Vale a pena acessar! :)

    ResponderExcluir