Páginas

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

As partes de uma cortina


Ontem falamos sobre as funções, o comprimento e a altura ideal para instalar uma cortina. Hoje vamos falar sobre os elementos que compõem essas peças. E amanhã, no próximo post, falamos sobre os modelos mais usados e a quantidade necessária de tecido para confeccionar cada um deles.

Bem, as cortinas mais tradicionais são compostas, geralmente, por um xale (também chamado de cortinado ou reposteiro) que nada mais é do que um tecido mais pesado aplicado sobre a cortina em si. Ele serve para barrar a entrado do sol.
Abaixo do cortinado é colocada a cortina, feita de um tecido mais leve que, na maioria das vezes, não impede a passagem de luz, mas funciona como um filtro. Já na parte superior da cortina temos o bandô (ou sanefa), um ornamento de tecido fixado com o intuito de enfeitar a peça ou esconder o trilho ou varão (bastão de madeira, metal ou plástico que, apoiado sobre suportes, sustenta a cortina).

Em alguns ambientes são usadas as sancas (ou cortineiros), uma estrutura de madeira, plástico, gesso ou metal, fixada no teto, que exerce a função de esconder o trilho ou varão. Se você está construindo ou reformando a sua casa, e vai fazer um teto de gesso, é bom deixar uns 15 a 20 cm de vão, perto das janelas, para embutir as cortinas. Assim, o acabamentofinal fica bem mais bonito.
Algumas peças também usam a gravata, uma alça que faz correr a cortina. Ela pode ser do mesmo tecido do bandô, ou de tapeçaria.  Já as braçadeiras  (ou alças), são um espécie de cordão ou faixa usados para amarrar as cortinas nas laterais, quando abertas.

E para protege o tecido das cortinas dos raios solares podemos fazer uso de um forro confeccionado em tecido liso e neutro, ou ainda de um Black-out (blecaute), uma cortina feita de PVC, ou da mistura desse material com tecido, que veda completamente a luz. Abaixo coloquei uma foto que ilustra melhor cada um desses detalhes.
Outros nomes importantes que você deve saber no glossário das cortinas são: a barra (ou bainha) que nada mais é do que a dobra costurada na parte inferior dá cortina, responsável por dar o acabamento final; e o cós, a barra na parte superior da peça onde são costurados a entretela, um tecido bem estruturado que dá firmeza ao cós, e o franzidor, um aviamento que ajuda a franzir o tecido de forma uniforme.

Bom, amanhã tem mais.
bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário