Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Além da aparência

Mais do que um elemento decorativo, as cortinas ajudam a filtrar a luz solar que incide sobre um ambiente, minimizam a entrada de som e ruídos, colaboram para aumentar ou diminuir as dimensões de um espaço, além de serem muito usadas para corrigir problemas arquitetônicos, como janelas de alturas e larguras diferentes colocadas num mesmo cômodo.

Na hora de escolher a cortina para o seu ambiente é preciso observar alguns detalhes antes de finalizar a compra, pois não são apenas as questões estéticas que contam, os elementos práticos também devem ser considerados. Um dos primeiros passos é saber o que se pretende com a cortina. Por exemplo, se estamos colocando a peça numa sala de TV, provavelmente queremos barrar a luz solar para que possamos, ao assistir um filme, ter uma boa visão da tela. Nesses casos, tecidos pesados ou com blackout são os mais indicados. Agora, se no ambiente que você pretende instalar a cortina você não quer impedir que a luz do sol entre, mas pretende apenas minimizar o efeito e dar um pouco de privacidade ao cômodo, o indicado são peças com materiais leves, como o voal, por exemplo.

Outra dúvida que sempre surge é em relação à altura que as cortinas devem estar penduradas. Se a janela for baixa e você instalar o trilho ou varão logo acima, temos a impressão de achatamento. O certo, para obter um efeito de amplitude, é colocar o trilho o mais alto possível, assim a cortina fica mais longa, nos passando a impressão de um pé-direito alto. Já nos ambientes onde o pé-direito for realmente alto, o ideal é instalar a peça a meio caminho entre o teto e a parte superior da janela.  

Quanto ao comprimento, o mais indicado é que ela fique rente ao piso, uma cortina longa demais prejudica a circulação e acumula muito pó. Mas cuidado para não fazer a peça curta demais e deixar o rodapé aparente, pois assim teremos a impressão de que faltou pano, o tamanho ideal é realmente rente ao chão. Amanhã faço um poste sobre os elementos que compõem uma cortina e como calcular as metragens para cada modelo.

 

 
 

As janelas do ambiente abaixo são pequenas, mas a forma como as cortinas foram colocadas passa a impressão de que as janelas são grandes.

Nessa outra foto (abaixo) temos duas alturas de pé-direito em um mesmo ambiente, o jogo de cortinas, com o mesmo material e iniciando do teto, transmite a impressão de continuidade.
 
Imagens: Assim eu gosto, Vida e Estilo, Casa Abril, Casa de Baunilha,Candice Olson, Digitei e Damatex

Nenhum comentário:

Postar um comentário