Páginas

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

As linhas na composição de um espaço


As linhas estão mais presentes na decoração de um ambiente do que as pessoas imaginam. Desde a arquitetura de um lugar, ao formato de um objeto até na padronagem de um tecido podemos observar a incidência desses traços. Retas ou curvas, na horizontal, vertical ou diagonal essas formas determinam o contexto final de uma decoração.

A linhas verticais sugerem altura, imponência e magnitude. Na decoração de interiores ela tem sido muito usada para criar uma ilusão ótica de maior altura. Elementos aplicados na vertical ajudam a resolver o problema de pé direito (a distância entre o chão e o teto) baixo em um ambiente, por exemplo.




A cabeceira vertical, no quarto acima, passa a sensação de maior altura. Mesma impressão passa o acabamento em madeira e pedra da sala de espera do consultório abaixo.

Já as linhas retas horizontais transmitem uma sensação de repouso, calma e maior espaço. Quando temos um ambiente estreito fizemos o uso de linhas nesse sentido para dar a impressão de maior largura. Por exemplo, se temos uma sala onde a largura é pouca e vamos colocar um piso laminado, o ideal é que as réguas fiquem posicionadas no sentido horizontal, com isso trazemos ao cômodo uma sensação de amplitude. Só que é preciso ter cuidado para não abusar desses traços, pois muitos objetos e detalhes com linhas na horizontal trazem monotonia ao ambiente.
 
 
Vejam como o formato da cabeceira e a textura da parede proporcionam ao ambiente uma sensação de amplitude.


 
Se as linhas são retas e inclinadas temos a impressão de movimento, pois todo o conceito de equilíbrio é baseado na postura humana. Ao observar uma pessoa que projeta o corpo para frente, assumindo uma postura inclinada em relação ao solo, temos a sensação de que ela irá se movimentar, o mesmo acontece com as linhas. Ao colocar em um ambiente um papel de parede com linhas inclinadas para frente temos a impressão de movimento.  
 

Porém, se essas linhas retas são inclinadas para trás temos, além da impressão de movimento, algumas vezes, a sensação de desiquilíbrio, pois a postura humana inclinada para trás nos transmite essa sensação. Por isso é melhor tomar cuidado ao aplicar linhas nesse sentido.

Agora, se as linhas estão inclinadas nos dois sentidos há uma compensação, um equilíbrio, e ainda assim temos movimento.
As linhas curvas, por sua vez, são traços essencialmente femininos, por imitar a forma do corpo de uma mulher. Ao optarmos por essas linhas em um ambiente, devemos cuidar para não transmitir, ao mesmo tempo, um caráter feminino à decoração, se esse não for o nosso objetivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário