Páginas

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Aquecendo na medida certa


Hoje eu vi uma matéria da Revista Minha Casa sobre aquecedores a gás e resolvi compartilhar algumas dicas dadas por essa publicação com vocês. Muitas pessoas, ao comprar um sistema de passagem, ficam em dúvida quais são os equipamentos que melhor se encaixam nas necessidades da sua casa ou apartamento. Eu também tive esse dilema quando fui comprar o meu.

São tantas informações que a gente não sabe ao certo o que serve e o que não serve para a nossa casa. Existem no mercado modelos para todos os bolsos e necessidades, alguns deles conseguem atender até quatro pontos simultaneamente, ou seja, enquanto uma pessoa está tomando banho, a outra pode estar usando a água quente na torneira da cozinha, por exemplo. Para saber qual é o melhor modelo para a sua residência, primeiro defina quantos pontos de água quente deseja usar ao mesmo tempo, depois é só somar a vazão (em litros por minuto) das duchas (geralmente, 8 l/m) e das torneiras(4 l/m) e você terá a capacidade do aparelho que precisa. Esse é aquele número chamado vazão que você encontra nas especificações do aparelho.

Outra dica dada pelos especialistas é em relação à pressão mínima que esses aparelhos precisam para funcionar. Um índice abaixo de 10 mca (metros de coluna d’ água) pode comprometer a eficiência do equipamento. Portanto, antes de ir às compras, verifique essa informação. Quando o assunto for gás, se no local que você deseja instalar o sistema não houver gás natural, você terá que usar o velho GLP, só observe que existem modelos específicos para esse tipo de gás.  E lembrem-se, os aquecedores precisam ficar em locais ventilados, para caso haja algum vazamento, o gás possa se dissipar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário