Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Painéis de madeira, qual deles usar?


As chapas de madeira como MDF, HDF e MDP vêm tomando conta do mercado de móveis, mas muita gente fica em dúvida do que significa cada sigla e qual é a melhor opção de usar na hora de planejar o mobiliário. Todos esses painéis são produzidos a partir da madeira derivada de árvores de reflorestamento, por isso que o custo é bem mais em conta que a madeira maciça, além de ser muito mais ecológico.

A diferença dessas placas está no processo de fabricação. MDF vem do termo em inglês Medium Density Fiberboard (painel de fibras de média densidade), essa placa é formada por fibras de madeira aglutinadas que recebem uma determinada pressão. O HDF – High Density Fiberborad (painel de fibras de alta densidade) se diferencia do MDF pela quantidade de pressão aplicada no momento da fabricação, o que torna o produto mais resistente. Porém, o MDF é mais usado por ser mais maleável.

Já no MDP – Medium Density Particleboard (painel de partículas de média densidade) são usadas partículas de madeira em camadas, sendo que as mais finas ficam no topo e as mais densas no meio. Essas partículas são menores que as fibras de madeiras usadas no MDF e HDF, por isso esse produto tem maiores limitações, não podendo receber usinagem (processo que resulta em cortes bem acabados) e entalhos. Porém, ele é mais resistente à água que o MDF.

Tanto o MDF, quanto HDF e o MDP são muito usados na fabricação de móveis, a vantagem é que o MDF aceita mais ser “trabalhado” (entalhos, baixo-relevo, etc), o que permite uma maior criatividade na hora de elaborar um móvel. Já o HDF tem as mesmas vantagens do MDF, porém ele é mais resistente, suporta mais peso. Mas, caso não seja necessário o uso de uma base forte, o MDF pode servir perfeitamente de substituto. Já o MDP, por ser uma chapa com uma camada fina na superfície, não pode receber certo tipos de trabalhos, conforme mencionei acima, além disso, o MDP é uma chapa mais grossa que o MDF, com placas a partir de 9mm, por isso acaba sendo um produto não tão maleável.

O aglomerado por sua vez é, assim como o MDP, feito de partículas de madeira, porém, com o avanço da tecnologia, ele perdeu lugar para as placas de MDP, pois estas suportam mais peso. Além de ter outra desvantagem, em alguns casos, ainda, são utilizadas madeiras de florestas nativas para fabricar esse tipo de produto, o que faz com que ele perca espaço por não ser tão sustentável. Mesma desvantagem que sofrem os compensados, painéis formados por lâminas de madeiras sobrepostas e cruzadas. Apesar de serem muito resistentes e duráveis, por usarem ainda madeira de floresta nativa, acabam ficando bem mais caros que os MDFs.

Bom, agora você já sabe a diferença entre as siglas.


Fonte: Revista Minha Casa, Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário