Páginas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Como pendurar quadros


Quando o assunto é pendurar uma obra de arte ou um conjunto de fotos na parede, muita gente fica em dúvida. Qual a altura certa que o quadro deve estar do chão? E se tiver um móvel abaixo? Dá para misturar obras de arte diferentes? São tantas as perguntas, que muitas pessoas se confundem e acabam esquecendo o principal: o quadro deve estar em harmonia com o ambiente.

Não existe uma regra rígida na hora de pendurar quadros, mas algumas dicas ajudam a deixá-los melhor posicionados. O ideal é que eles sejam pendurados na altura dos olhos, mais ou menos 1,60 - 1,70m do chão (se considera a altura média de uma pessoa - mais uma questão da ergonomia J). A tela, ou a foto, deve ser posicionada de maneira que metade da imagem fique acima da linha dos olhos e outra metade abaixo.

Quando houver um móvel, o quadro deve ficar posicionado acima dos objetos que estão dispostos nessa mobília. Agora, se o quadro for colocado na parede atrás do sofá, o ideal é que ele fique de 20-30cm do final do encosto do sofá, pois isso evita que as pessoas, ao sentarem, encostem a cabeça no quadro.

Outra dica é centralizar o quadro ao móvel. Se você optar por um conjunto de quadros, esses não devem ultrapassar as bordas do mobiliário que está logo abaixo. Antes de sair fazendo furos na parede, faça moldes em papel pardo, ou cartolina, dos quadros que serão pendurados e coloque-os na parede com fita adesiva, assim fica mais fácil visualizar a melhor forma de agrupá-los e se eles estão em harmonia.  

Os quadros usados para pendurar fotos, geralmente, vêm com uma foto interna, essa foto pode servir de molde, pois é praticamente do mesmo tamanho da moldura. A ilustração abaixo dá uma boa ideia do que é certo ou errado em relação a altura e posicionamento.
 
Ao formar grupos de quadros, coloque no centro a obra principal. É possível misturar molduras e estilos de obras de arte sem problema, desde que eles fiquem em harmonia. Abaixo seguem algumas ideias que podem deixar sua parede mais bonita. 
 

 
 
 

 
Fontes das fotos: DP Barros Arquitetos, Casa & Jardim, Portobello e Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário