Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A ergonomia ajudando a criar seu ambiente


Como hoje é o primeiro dia, vamos ter um post extra. E para começar queria dar uma dica que muita gente esquece no momento em que está projetando ou comprando algo para a sua casa. Antes de ir às compras não se esqueça de avaliar o espaço  que esse móvel ou objeto irá ocupar no ambiente que você está idealizando, e por espaço eu não me refiro apenas às dimensões físicas dos móveis e acessórios, mas sim a atividade humana que se realiza em torno deles, como os afazeres diários e a circulação das pessoas. Por exemplo, se você está pensando em comprar um móvel novo para cozinha, certifique-se de que você vai conseguir abrir a porta do mesmo sem que isso atrapalhe a circulação, ou as tarefas que são realizadas nesse ambiente. Muita gente compra sem pensar nesses detalhes e acaba tendo que viver num espaço nada prático e funcional. O estudo que realiza a adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano nós chamamos de ergonomia.  Por isso, é muito importante levar em consideração algumas relações básicas da ergonomia na hora de elaborar a decoração do seu ambiente.

Outro ponto que muita gente esquece de observar quando vai as compras de uma televisão, por exemplo, é a distância entre o observado e o aparelho. Cada tamanho de tela exige uma distância mínima para que você não perca a qualidade das imagens. Então antes de reclamar com o fabricante, certifique-se que você está posicionado no local ideal.  ;) Ter uma tela grande é o sonho de todo mundo, mas, às vezes, o espaço que você tem em casa não é ideal para aquele tamanho de tela.  E acho que ninguém gosta de sentar nas primeiras filas do cinema, não é mesmo? Porém, se você comprar uma televisão maior que o seu ambiente comporta, é essa sensação que você terá! Então siga as dicas abaixo e assista seu programa preferido com toda a qualidade.

 

  • Distância recomendada para visualização de TV de alta definição é 3 vezes o tamanho da tela na vertical.
  • Recommended distance for viewing CRT or Standard Definition TV is 6 times of TV vertical screen size. Distância recomendada para visualização CRT ou Standard Definition TV é 6 vezes o tamanho da tela na vertical.
  • Recommended distance for viewing 4K TV is 1.5 times of TV vertical screen size. Distância recomendada para visualização de TV 4K é de 1,5 vezes o tamanho da tela na TV vertical.
    Viewed from this distance, individual pixels cannot be differentiated by naked eyes.
    Abaixo segue uma tabela publicada pela Sony que dá uma ajudinha extra.

 
Já altura da TV em relação ao chão é medida pela altura média do olho do observador quando este está sentando no sofá (mais uma questão de ergonomia J ). E esse resultado é entre 1,10 m – 1,60m. Espero que as dicas possam ser aproveitadas!

Fonte: Sony UK

Um comentário: